Visita ao MASP

Visita ao MASP

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Manifesto - Beatriz 7f 1, Beatriz 7f 2, Louise 7f 16, Stella 7f 22, Vitória 7f 25, Inna 7f 29

A água
Sabiam que a água tem fim? Não? Agora sabem! E se continuarmos desperdiçando-a um dia ela vai acabar. Então usem somente o necessário dela.
Já que agora sabem que a água está acabando, não poluam o pouco dela que temos, como a dos mares e rios, porque isso causa o desequilíbrio ambiental.
Devemos valorizar a água, se não ela vai acabar e quem sofrerá as conseqüências somos nós!
O planeta Terra é formado por 75% de água. Desses 75%, somente 3% é doce e desses 3%, apenas 0,2% é potável.
Então, CUIDE DA ÁGUA, O NOSSO RECURSO NATURAL MAIS IMPORTANTE!

Vicente do Regô Monteiro- Beatriz n2

Vicente nasceu em 1899, em Recife.Já em 1911 estava em Paris, na companhia da sua irmã mais velha,cursando a academia Julian.Talento precoce em 1913 participoudo Salão dos indepententes na captal farncesa.DE volta ao Brasil em 1917,dois anos mais trde,em Recife realizou sua primira mostra individual.
Alterando toda sua vida entre a França e o Brasil,só pouco antes de falecer desfrutou algum prestigio em sua terra natal,onde nunca chegou a receber a consideração que sua importância exigia.Em 1957, fixou-se no Brasil, passando a lecionar na Escola de belas atres de Recife,na de Brasilia e depoi de novo na de Brasilia.Muitas das melhores telas de Vicente perderam-se em um incendio no final da década de 20.

Anos mais tarde o artista tentou refaze-las de memorias ou lancando mão de esboços mas obviamente as obras perderam muito em sentimento e emoção.









legenda:Uma bela na noite,1929
óleo sobre tela colocada aglomerado 49x59 cm

domingo, 16 de maio de 2010

Guiomar Novaes - Louise 16 7f

Guiomar Novaes
Legenda: foto de Guiomar Novaes
A pianista Guiomar Novaes, nascida em São João da Boa Vista no dia 28 de fevereiro de 1894, mesmo antes da adolescência no interior de São Paulo já tocava musica erudita com muita técnica e poesia. Na época tinha que disputar o teclado com suas irmãs mais velhas. Quando chegava a sua vez, tocava sem parar até ser expulsa ou até os dedos doerem. Era simplesmente fascinada pelo instrumento. Logo seus professores a levaram a capital (São Paulo) e depois ao Rio de Janeiro. Daí até ser escolhida pelo Conservatório de Musica de Paris foi um salto, pois já era uma pianista consagrada. Sua carreira só sofreu interrupção com o advento da primeira guerra mundial. Ela se mudou para os Estados Unidos onde rapidamente conquistou o público! Chegava-se mesmo a dizer que ela “encarnava” os grandes clássicos que executava sem ao menos ler a partitura! Além de promover o Brasil tocando sempre as obras de nosso Heitor Vila Lobos, executava como ninguém as obras de Frederick Chopin e Robert Alexandre Schumann. Aliás, em 1911, com a execução da Balada de Chopin, é que ela conquistou o Conservatório de Paris. Nossa Guiomar se apresentou por 62 anos pelos palcos de mundo. Morreu em São Paulo no dia 7 de março de 1979 e hoje Guiomar Novaes deixa saudades!
Fonte de pesquisa:
O modernismo no Brasil
Vicente do Regô Monteiro:

Vicente do Regô Montero nasceu em Recife, no dia 19 de dezembro de 1899 e morreu no dia 5 de junho de 1970.
Ele teve muitas profissões em sua vida. Ele já fora um pintor, um desenhista, um professor e até mesmo um poeta nbrasileito. Vicente tinha muito talento além de não tendo espaço para ser um dos artistas do Modernismo.
Ele iniciou seus estudos artísticos na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1908. Depois de um tempo estudando, foi para a França, na Acadêmie Colarossi, na Acadêmie Julien e na La Grande Chaumiére.
Oito de suas artes também acabou sendo expostas na Semana da Arte Moderna em 1922, conhecendo alguns modernistas.
Muitos de seus quadros eram inspirados na cerâmica marajoarae também na cultura indígena.
Também ilustrou o livro de P.L. Ducharte de Légendes, Croyances et Talismãs dês Indiens de l' Amazonie.
Depois de ficar um bom tempo em Paris, em 1930, ele voltou ao o Brasil com suas exposições da Escola de Paris.
Logo, Vicente fixou residência em Recife, e mudou os períodos e que esteve no Brasil e na França.
Uma das características de seus quadros é por sua sinuosidade e sua sensualidae. Com as cores e estruturas com um clima de místico e metafísico.
Veja algumas de suas artes:








Legenda: Violon D' Ingres, feito em 1969 (um ano antes de sua morte), situado em Recife.












Legenda: Natureza Morta




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_do_Rego_Monteiro, http://www.pitoresco.com/espelho/valeapena/rego_monteiro/index.htm

Inna Kim Número 29 7F

sábado, 15 de maio de 2010

Modernismo - Beatriz 017F

O modernismo começou na década de 20. Entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 ocorreu a Semana de Arte Moderna em São Paulo no Teatro Municipal, foi marco inicial do modernismo. Nem todos os artistas eram modernistas, também haviam os pré-modernistas.
O modernismo era a liberdade de estilo para os artistas e a aproximação da linguagem com a linguagem falada para os escritores. O movimento foi liderado pelas pintoras: Tarsila do Amaral e Anita Malfati e pelos escritores: Mário de Andrde, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Conhecidos como, O grupo dos cinco.
O modernismo passou por duas fases. A primeira, entre 1922 e 1930, foi caracterizada pela tentativa de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas. E a segunda, entre 1930 e 1945,

um período rico na produção poética e também na prosa, era uma frase mais agradável.



Legenda: cartaz anunciando o último dia da Semana de Arte Moderna.


Fonte de pesquisa: sites "http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm" e "http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html"

Oswaldo de Andrade-Vitória Arruda

Oswaldo de Andrade começa a estuda em 1900 na escola modelo caetano de campos...
Em 1917 ele vai conhecer Mario de Andrade.Oswaldo defende Anita Malfatti das criticas feitas por Monteiro Lobato.
18 de março de 1924 Oswaldo faz o manisfesto da poesia (pau Brasil).



fontes:www.releituras.com/