A peça é encenada durante uma noite inteira..
A encenaçao é executada em uma roda tradicionalmente composata por homens mas atualmente as mulheres tambem participam.
Legenda: O capitão no cavalo e seu companheiros.
Legenda: Pessoas fantasiadas de espécies folclórica.
Músicas
As músicas do Cavalo Marinho são baseadas na música do Bumba-Meu-Boi e nas músicas do nordeste.Esse tipo de música é realizado com pessoas sentadas tocando com intrumentos como a rabecao pandeiro, o reco-reco e o ganzá. Essa brincadeira é feita em rodas normalmente composta por homens, porém as muitas mulheres também participam.
Inna Kim 7F número 29
Apresentação da dança do CavaloMarinho
O Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata de Pernambuco. É uma variação do Bumba-meu-boi, mas tem características próprias.
O folguedo mistura música, canto, dança e poesia. Os instrumentos que acompanham a encenação são: a rabeca, o pandeiro, o reco-reco e o ganzá.
O Cavalo Marinho acontece ao longo de uma noite inteira, numa roda fixa onde o público, geralmente formado por homens, pode interagir. Personagens como, “Capitão Marinho”, “O Guarda da Gurita”, entre outros, vão entrando na encenação e participando de seqüências de coreografias, chamadas de “danças dos arcos”.
Ex.: São Gonçalo, Jerimum, Marieta, Cobra e Roseira.
No raiar do dia surge o “boi”, na seqüência final da brincadeira. A figura central no grupo de Cavalo Marinho é o mestre.
Os grupos de cavalo-marinho estão concentrados numa região pequena, formada basicamente pelas cidades: Condado, Aliança, Ferreiros, Camutanga, Itambé e Goiana. Apresentações acontecem entre julho e janeiro, com destaque para os dias de natal, ano-novo e dia de reis.
A historia do Cavalo Marinho: O capitão Marinho oferece um baile aos Reis Magos, para isso, contrata dois negros, Mateus e Bastião, para tomarem conta do terreiro. Os dois negros são amigos e dividem a mesma mulher, Catirina. No terreiro, os negros passam a se dizer donos do lugar. Então o capitão chama o guarda da Gurita. Quando a situação é normalizada, surge o Empata Samba, interrompendo a festa. Outros personagens de destaque são Ambrósio, Valentão, Matuto da Goma, Mané Joaquim, Véia do Bambu e o Caboclo de Arubá, que é uma entidade sobrenatural que canta todas as linhas de Jurema. Quando entra Mané, inicia-se o baile, ponto alto da noite. As danças são diversas como maguião, São Gonçalo e coco. O boi surge pela manhã e é dividido entre os participantes.
O Capitão Marinho representa o senhor do engenho; os negros, os escravos ou os trabalhadores; os galantes e damas são as elites que vêm para a festa; o guarda é o representante da lei; o boi é um elemento constante para o homem do campo.
Fonte de pesquisa:
http://www.terra.com.br/multimidia/minutobrasil/cavalo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_marinho_(folguedo)
Veja algumas músicas de Cavalo Marinho no site: http://raizesdatradicao.uol.com.br/sons.php?menu=41
O que é cavalo marinho? Por Stella Muniz, número 22,7F
É um grupo de folguedo popular que se manifesta
na música e principalmente na dança para a valo-
rização e preservação de expressões autênticas
da cultura popular em sua comunidade.
É inspirada pelas festas de reis.
A apresentação é cheia de significados e tem
como intriga lendas, romances,narrativas heróicas
de figuras fantásticas e animais homenageados.
O cavalo marinho é uma dança folclorica que começa em Julho e vai até dia 6 de Janeiro
que é dia de Reis. O cavalo marinho tem 76 personagens, e cada personagem tem tudo a ver com a vida real da pessoa.
Fonte-www.overmundo.com.br/overblog/cavalo-marinho-da-pb-som-movimento-e-identidade e http://www.youtube.com/watch?v=5VwBeNHdrww
-Carolina Moreira Vilar,PB