Visita ao MASP

Visita ao MASP

domingo, 14 de março de 2010

Cavalo Marinho - Beatriz 01 7F












Apresentação da dança do CavaloMarinho


O Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata de Pernambuco. É uma variação do Bumba-meu-boi, mas tem características próprias.

O folguedo mistura música, canto, dança e poesia. Os instrumentos que acompanham a encenação são: a rabeca, o pandeiro, o reco-reco e o ganzá.

O Cavalo Marinho acontece ao longo de uma noite inteira, numa roda fixa onde o público, geralmente formado por homens, pode interagir. Personagens como, “Capitão Marinho”, “O Guarda da Gurita”, entre outros, vão entrando na encenação e participando de seqüências de coreografias, chamadas de “danças dos arcos”.

Ex.: São Gonçalo, Jerimum, Marieta, Cobra e Roseira.

No raiar do dia surge o “boi”, na seqüência final da brincadeira. A figura central no grupo de Cavalo Marinho é o mestre.

Os grupos de cavalo-marinho estão concentrados numa região pequena, formada basicamente pelas cidades: Condado, Aliança, Ferreiros, Camutanga, Itambé e Goiana. Apresentações acontecem entre julho e janeiro, com destaque para os dias de natal, ano-novo e dia de reis.

A historia do Cavalo Marinho: O capitão Marinho oferece um baile aos Reis Magos, para isso, contrata dois negros, Mateus e Bastião, para tomarem conta do terreiro. Os dois negros são amigos e dividem a mesma mulher, Catirina. No terreiro, os negros passam a se dizer donos do lugar. Então o capitão chama o guarda da Gurita. Quando a situação é normalizada, surge o Empata Samba, interrompendo a festa. Outros personagens de destaque são Ambrósio, Valentão, Matuto da Goma, Mané Joaquim, Véia do Bambu e o Caboclo de Arubá, que é uma entidade sobrenatural que canta todas as linhas de Jurema. Quando entra Mané, inicia-se o baile, ponto alto da noite. As danças são diversas como maguião, São Gonçalo e coco. O boi surge pela manhã e é dividido entre os participantes.

O Capitão Marinho representa o senhor do engenho; os negros, os escravos ou os trabalhadores; os galantes e damas são as elites que vêm para a festa; o guarda é o representante da lei; o boi é um elemento constante para o homem do campo.

Fonte de pesquisa:

http://www.terra.com.br/multimidia/minutobrasil/cavalo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_marinho_(folguedo)

Veja algumas músicas de Cavalo Marinho no site: http://raizesdatradicao.uol.com.br/sons.php?menu=41


Nenhum comentário:

Postar um comentário